apps de notícia

3 apps de notícias para fugir das fake news

Fake news é hoje muito usada tanto para valorização quanto descrédito de vários tipos de mídias na internet. No mundo digital a melhor arma é ficar ligado nas múltiplas plataformas feitas por profissionais confiáveis. Veja aqui 3 apps de notícias que uso para me manter atualizado com notícias verdadeiras, prevenindo a chegada de fake news em meu smartphone.

apps de notícia

Fake News?

Traduzindo, Fake News são notícias falsas.

A disseminação de notícias falsas na internet é reflexo de muitas facetas do comportamento digital. O modo como o conteúdo virtual é consumido mudou nos últimos anos: hoje a cultura do compartilhamento de argumentos terceiros é parte do dia a dia.

Essa tal cultura de compartilhamento é hoje componente essencial para a democratização da informação e a expansão dos saberes, mas ainda não há maneira efetiva de assegurar a veracidade dos conteúdos compartilhados. Há inclusive uma dificuldade gigante em diferenciar textos argumentativos de jornalísticos, por culpa talvez da falta de uma educação formal libertadora.

Dentre as boas práticas para o combate de notícias falsas está o consumo crítico da mídia compartilhada. Fazer uma leitura mais profunda do conteúdo disponível, levando em consideração o que outras fontes estão dizendo do mesmo assunto, é muito importante.

Essencial também é checar a credibilidade do autor e do site criador do conteúdo.

Surge então a necessidade não só de buscar fontes profissionalizadas na criação de conteúdos jornalísticos, mas também de questioná-las constantemente, uma vez que estas também são fruto de uma sociedade que oprime.

3 ótimos apps de notícias

  1.  Google News Cover art(Android/iOS): o Google News organiza o que está acontecendo ao redor do mundo para te ajudar a conhecer mais as histórias que importam para você. A ferramenta que mais gosto nesse app é a de “perspectiva e contexto”. Com ela é possível visualizar rapidamente o que outras fontes estão falando sobre o assunto, dando ao leitor uma visão mais abrangente.
  2.  Feedly Cover art (Android/IOS): é o meu aplicativo favorito para organizar, ler e compartilhar posts dos blogs que sigo. Com ele é possível seguir blogs e sites, procurar por tags e favoritar conteúdos.
  3. Flipboard Cover art (Android/IOS): este app incrível junta notícias e artigos populares da internet de acordo com os temas que você mais curte. Com ele é possível ler dos melhores sites, descobrir novos portais e “mutar” origens que não te interessa.

 

Outras mídias bacanas

Fora do âmbito dos apps de smartphones, muitas outras soluções podem ser encontradas para te ajudar a ficar atualizado nas notícias.

Destaco aqui as Newsletters e os Podcasts. Ambos são meios de comunicação descentralizados das redes sociais, que podem te oferecer os mais diversos tipos de conteúdos. Entre os de notícias, recomendo fortemente a Newsletter Meio e o Podcast Mamilos.

Quer mais?

A EBC fez um artigo especial incrível sobre Fake News e seu papel nos resultados das eleições. Aqui no blog, falo sobre como usar o celular como uma ferramenta para os estudos.

Quais são os apps de notícias que você usa para se manter informado? Manda aí nos comentários, ou nas redes sociais Facebook, Twitter ou Instagram! Abraços e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *