5 dicas de produtividade para pessoas preguiçosas

Nesse mundo ultra conectado, é fácil perder a noção do tempo, seja quando estamos maratonando uma série ou escolhendo o que comer no iFood. Veja 5 dicas de produtividade para pessoas preguiçosas, mas que estão muito afim de fazer algo útil.

5 dicas de produtividade para pessoas preguiçosas

O que é ser produtivo?

Sejamos honestos, produtividade é uma palavra utilizada em excesso. Ouvimos no trabalho, em casa, na nossa consciência (“eu deveria ser mais produtivo!”)… Mas e o conceito, qual é?

O Dicionário define produtividade como “Relação entre o que é produzido e os meios aplicados na produção”. É como botar tudo numa balança: de um lado as tarefas feitas, de outro, a energia gasta para realizá-las. Seu saldo é positivo ou negativo?

Ser produtivo significa trabalhar com efetividade; É fazer do seu esforço uma ferramenta de realização pessoal; É subtrair trabalho de energia e o saldo ser positivo.

E esta é a chave para a real produtividade. Gerencie bem sua energia e o saldo será positivo, mesmo que nem todas as atividades planejadas tenham sido feitas. De que forma? Vem comigo:

5 dicas de produtividade para pessoas preguiçosas

1. Siga pessoas criativas no Pinterest, Twitter, Facebook, Youtube, etc.

Como bom preguiçoso, eu sinto a necessidade equilibrar meu tempo de trabalho com descansos e atividades criativas. Se você não pode checar as redes sociais durante o expediente de trabalho, reserve um tempo no final do dia para espiar o que está sendo feito na internet: stories de amigos, youtubers legais, pinterests bacanas. É inspiração na certa!

2. Não esqueça do ócio

Sempre de manhã faço uma lista com tudo o que planejo fazer durante o dia. Tudo, desde as tarefas mais complexas do trabalho até ir buscar pão e assistir mais um episódio de Westworld. Não faço distinção de vida pessoal e profissional por que sou o mesmo em ambos os contextos.

Esse é um modo eficiente de enxergar o dia como um todo, sem esquecer do que é urgente, importante e trivial. Tudo isso faz parte do me torna humano!

3. Organizar o ambiente – mas nem tanto

Organizar a mesa do escritório antes de começar expediente, arrumar o quarto antes de começar o estudos… Esse tipo de coisa me deixa muito motivado. Além de me fazer cumprir tarefas de organização, limpar o ambiente é um jeitinho bem produtivo de ser preguiçoso!

Mas cuidado, não dá pra procastinar pra sempre! Por isso é importante:

4. Priorizar tudo

Lá em cima eu falei a respeito de fazer uma lista com tudo a ser feito no dia. É essencial priorizar as tarefas contidas nela, para saber o que é preciso ser feito utilizo o seguinte sistema:

  • 1 – precisa ser feito imediatamente
  • 2 – precisa ser feito hoje
  • 3 – pode ou não ser feito hoje

5. Resolver o que for urgente – de verdade

Procuro sempre fazer as tarefas de número 1 logo de manhã, e balancear o restante do dia com tarefas 2 e 3.

Caso eu não consiga fazer alguma tarefa de número 1, registro o que foi feito e priorizo novamente as tarefas resultantes. Faço isso até processar completamente a tarefa!

O que mais?

Quer saber mais sobre como me organizo? Dá uma olhada na tag Organização Pessoal do Bate Papo Wall-> http://wallacerandal.com/category/organizacao-pessoal/

Dúvidas pode comentar por aqui mesmo. Você pode me encontrar no Facebook, Twitter ou Instagram. Abraços e até a próxima!

15 Replies

  • Acredito que a chave da produtividade esteja na organização. Conseguindo organizar de forma efetiva a realização das tarefas, fica mais fácil atingir o cumprimento dos objetivos. A sugestão de priorizar o que for importante é ótima, costumo fazer e alcanço bons resultados.

  • Olha, eu sou uma pessoa muito ansiosa, então imagina a dificuldade para me concentrar e não perder o foco? Costumava buscar inspiração nas redes sociais, mas tenho evitado um pouco pq me faz procastinar bastante. Em relação à lista, eu costumava fazer de noite, porque era mais fácil pra começar o dia com tudo definido, hoje eu uso o planner e criei um cronograma de taferas. Ajudou bastante! Essa ideia de dividir as prioridades eu não tinha feito ainda. Costumava fazer várias coisas ao mesmo tempo. Obrigada por essa dica, vou adotar. Você usa algum livro que discuta mais afundo sobre procastinação?

  • Oi, Wallace!
    Adorei as dicas. Tem dia que não estamos para nada, né? Mas realmente assistir a um bom vídeo e que seja útil (porque o que tem de futilidade aí não está nos gibis) e ver dicas incríveis no pinterest deixa a gente inspirado e com vontade de ter novas ideias.

    Gostei disso de separar ordem de prioridade, esse é o que mais preciso. Porque, às vezes, quero fazer tudo e dar conta de tudo, então acabo fazendo mil coisas ao mesmo tempo e acabo não concluindo nada.

    Bjão,
    Diego, Blog Vida & Letras
    http://www.vidaeletras.com.br

  • Ótimas dicas e vieram em um momento oportuno!
    Seguir essa classificação de afazeres realmente funciona.
    Continue escrevendo. Adorei ler seus conteúdos (como sempre)!

  • Olha, a coisa mais difícil na minha vida é organização. Eu sou desorganizada por natureza e isso dá certo…pero no mucho… Gostei das dicas, preciso conseguir seguir pelo menos uma dessas dicas.

  • Wall, excelente texto, principalmente para mim, que sou uma procrastinadora de marca maior. O item 4 é chave!

    E, acho que uma coisa que me ajuda também, é me dar prazos: preciso entregar esse projeto até às 14. Ou terminar aquele outro até quarta-feira. Me botar uma pressão com uma data limite muitas vezes me serve de estímulo para botar a mão na massa.

    Ótimo blog! 🙂

  • Oi Wallace!!
    Eu não sou preguiçosa, mas sou enrolada. Nem sempre consigo organizar tudo que preciso fazer no dia, então sempre sobra algo pra fazer nos dias seguintes.
    Depois que minha filha nasceu, eu passei a seguir a dica 5 arrisca, pois fui dando prioridade as urgências e deixando pra depois o que poderia ser feito em outro momento.
    Obrigada pelo texto!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

  • Acredito que a produtividade provem de muito esforço em organizar sua vida, tanto privado quanto social. Primeiramente diria que para ser produtivo você deve abrir mão de algumas coisas cruciais, por exemplo o comodismo. Isso afeta diretamente na sua vida. A maioria das pessoas tem essa falta de produtividade por causa de seu conforto atual e o medo de sair dessa zona.
    Post muito bom, continue assim!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *